quinta-feira, maio 23, 2024

Moradores do Pimental reclamam do atendimento de enfermeira em UBS da Comunidade São Luiz do Tapajós, em Itaituba

Moradores buscavam realizar triagem na unidade para participarem das ações de saúde do “Barco Papa Francisco”, mas alegam que foram mal recebidos: “[...] Não sei nem explicar o grau de ignorância daquela mulher”, disse uma moradora. Em relação ao assunto, o Secretário de Saúde Iamax Prado informou que a população de Pimental, que pertence ao município de Trairão, também será atendida; no entanto, a prioridade é para os munícipes de Itaituba.

Os moradores de Pimental, no município de Trairão (PA), estão revoltados com o atendimento de uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Comunidade de São Luiz do Tapajós, que pertence a Itaituba (PA). Eles informaram que buscavam realizar procedimento de triagem na unidade para participarem dos serviços de saúde do Barco Hospital Papa Francisco, que ocorrerá, na localidade, nos dias 14, 15 e 16 deste mês.

A denúncia chegou ao conhecimento do Portal Plantão 24horas News na manhã da última quarta-feira (12). Por meio de áudios e vídeos, os moradores manifestaram a insatisfação com uma enfermeira da unidade. Segundo eles, as pessoas que estavam no local foram mal recebidas. Veja alguns relatos abaixo:

Leia também: Barco Papa Francisco realizará atendimentos de saúde em Itaituba; veja datas e como participar

“Não sei nem dizer, porque o ser humano em si tem consideração pelos outros, mas aquela mulher lá não tem não. Não sei nem de onde ela veio. Ela chegou dizendo tanta coisa, que eu olhei para acara dela e disse assim: moça, pelo amor de Deus. Disse tanta coisa. Humilhou nós. Eu não sabia se chorava ou sorria com tanta ignorância daquela mulher”, disse, revoltada, uma moradora.

“Infelizmente, foi desumano a maneira como ela tratou nós naquela comunidade. Para começar, ela chegou já não teve coragem de dar um bom dia. Já foi chegando e dizendo: eu vou passar um babado aqui. E foi falando coisa, que meu Deus do céu. Eu fiquei impressionada”, disse uma outra moradora.

“Estamos aqui no São Luiz do Tapajós para fazer a triagem, mas, infelizmente, secretário, uma enfermeira dessa não era para estar na frente de um trabalho desse. Se fosse na minha comunidade, essa mulher ia ter que sair de um jeito ou de outro, porque do jeito que nós fomos recebidos, não só nós do Pimental, mas os moradores da própria comunidade que ela trabalha”, relatou um morador.

Segundo um morador, o péssimo atendimento não ocorreu somente com os moradores de Pimental, mas também com os do próprio São Luiz do Tapajós. O homem disse, ainda, que a enfermeira informou que a prioridade dos atendimentos é para os munícipes de Itaituba, o que foi confirmado pelo Secretário Iamax Prado. Contudo, o secretário afirma que Pimental também será atendido. Veja:

Secretário de Saúde Iamax Prado. (Foto: Arquivo/Plantão).

“O pessoal do Pimental vai ser atendido mediante a prioridade dos munícipes de Itaituba. Cadastra-se e faz triagem primeiro dos munícipes de Itaituba residentes em São Luiz do tapajós. Depois, nas comunidades vizinhas de Itaituba e, depois, o pessoal do Pimental, que pertence ao município de Trairão”, disse o secretário.

Iamax reforçou que os atendimentos do Barco Papa Francisco ocorrerão nos dias 14, 15 e 16 deste mês em São Luiz do Tapajós; e no dia 17, na Paraná-Miry. Comunidades adjacentes também poderão participar.

Serão ofertados diversos serviços de saúde:  cirurgias e atendimento especializados (clínica geral, oftalmologia, radiologia, pediatra, hematologia, cirurgião geral, anestesiologia, odontologia).

Fonte: Portal Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados