sexta-feira, abril 19, 2024

Operação “REDENTORA” da Policia Federal se encerra hoje

Termina nesta quarta-feira (06) a operação REDENTORA da polícia federal, a investigação teve o objetivo de confirmar a informação que narrava a existência de aproximadamente 20 vítimas que estariam sendo submetidas a trabalhos degradantes, vivendo em locais sem nenhuma higiene, sem direitos trabalhistas garantidos e sem alojamento adequado.

A operação foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão em fazendas nos municípios de Cachoeira do Ararí e Ponta de Pedras, localizados na Ilha do Marajó no Estado do Pará.

A ação aconteceu de forma conjunta entre Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho. Os locais citados foram visitados para verificar a veracidade das informações e confirmar se as condições em que viviam os trabalhadores eram adequadas, bem como viabilizar a regularização da situação e ressarcimento dos direitos violados.

Todo o matéria apreendido agora serão analisados e investigados pela polícia federal.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão, podendo a pena ultrapassar 12 anos se forem confirmados entre as vítimas menores de idade.

O nome da operação remete a como era conhecida a Princesa Isabel (A redentora), que promoveu a abolição da escravidão durante sua regência e assinou a Lei Áurea em 1888.

Fonte: Plantão 24Horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados