terça-feira, dezembro 3, 2024

Operação “Tolerância Zero” da PRF resulta em prisão por embriaguez ao volante

Homem é detido na BR-230 após teste de alcoolemia registrar 0,52 mg/L; operação fiscalizou 146 veículos e alertou sobre os perigos da direção sob influência de álcool.

Na noite do último sábado (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem por dirigir sob a influência de álcool durante a operação “Tolerância Zero”, que ocorreu na BR-230, no trecho entre Miritituba e Itaituba, no sudoeste do Pará.

Por volta das 18h10, no km 1126 da BR-230, os agentes abordaram uma motocicleta e, durante o procedimento, sentiram um forte odor de bebida alcoólica vindo do condutor. O motociclista foi convidado a realizar o teste do etilômetro (bafômetro), onde foi constatado o teor alcoólico de 0,52 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões), valor superior ao índice de 0,33 mg/L que caracteriza o crime de embriaguez ao volante.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pena para quem é flagrado dirigindo embriagado é de seis meses a três anos de detenção. Além disso, é prevista a aplicação de multa no valor de R$2.934,70 (dois mil novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos) e o condutor pode ter seu direito de dirigir suspenso por até 12 meses.

O motociclista foi preso e encaminhado à delegacia da Polícia Civil de Itaituba/PA para os procedimentos cabíveis, em tese, pelo crime de dirigir sob a influência de álcool.

Durante a operação, foram fiscalizados 146 veículos e 143 pessoas, além da realização de 105 testes de alcoolemia, 43 autos de infração e 2 boletins de ocorrência confeccionados. Durante toda a operação, não houve registros de acidentes.

A PRF destaca a importância da conscientização dos motoristas sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool. Mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode afetar significativamente a capacidade de condução, aumentando o risco de acidentes graves.

Fonte: Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados