ITAITUBA

Para celebrar a Páscoa, crianças do Oncológico Infantil participam de oficina de ovos de chocolate

As crianças atentas na hora de preparar a embalagem do ovo da páscoa. Foto: Ascom Oncológico Infantil

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Nesta edição especial do mês de abril, as crianças que frequentam a Classe Hospitalar e as atendidas pelo serviço ambulatorial do hospital foram as envolvidas na iniciativa. Elas participaram do preparo de ovos de chocolates com pitadas de sabor de hortelã. A receita utilizou o chocolate 70% cacau, meio amargo, com menos açúcar e sem lactose.

Um dos ingredientes utilizados na receita, a hortelã, foi colhida no “Cantinho Verde”, nome da horta hospitalar implantada no final de 2020 pelo Setor de Sustentabilidade do Oncológico Infantil. A horta produz algumas verduras, como chicória, hortelã, cariru, jambu, entre outras; e o fruto tomate, por exemplo.

Para o preparo do ovo saborizado, uma criança, de cada vez, observava o passo a passo do preparo e ajudava a mexer a massa de chocolate. Cada uma ajudou ainda a embalar o ovo de Páscoa personalizado, que levou um adesivo com a seguinte mensagem: Páscoa dos Maninhos.

Kevelly, orgulhosa com sua mãe, mostra o seu ovo saborizado com hortelã. Foto: Ascom Oncológico Infantil

Entre as cinco crianças que participaram da ação gastronômica, estava Kevelly Soeiro, de 9 anos de idade, natural do Município de Colares. A menina está fora de tratamento há cerca de um ano, mas continua realizando o acompanhamento com consultas e exames periódicos até o momento da alta médica definitiva.

“Foi a minha primeira vez. Achei muito legal mexer na massa, gostei muito”, conta a paciente.

O preparo do alimento contou com a ajuda especial da voluntária Brenda Vasconcelos, nutricionista e gastrônoma que participou do projeto pela segunda vez. “Hoje eu vim passar por esta experiência maravilhosa de poder ajudar a confeccionar os próprios ovos de Páscoa dessas crianças, que sempre precisam de muita alegria e amor”, ressalta Brenda.

A nutricionista e gastrônoma Brenda Vasconcelos e suas mini aprendizes. Foto: Ascom Oncológico Infantil

A colaboradora do Escritório de Experiência do Paciente, Elizabeth Cabeça, destaca que “esta ação é importante, pois causa um impacto positivo nas crianças. Proporciona novas experiências para o paciente no ambiente hospitalar, quebrando a rotina do tratamento e cuidando dele na sua integralidade”.

O projeto Canto do Chefe é coordenado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Oncológico Infantil e funciona como uma atividade terapêutica na luta contra o câncer, além de incentivar a autonomia, criatividade e a sociabilidade dos pequenos pacientes por meio da interação com outras pessoas.

Para a coordenadora do SND do Oncológico Infantil, Renata Porto, a ação proporcionou diversos benefícios. “Aproveitamos o momento especial da Páscoa para estimular o sentimento de alegria, senso de criatividade e contribuir com o processo de sociabilização, fazendo com que o momento de celebração se tornasse algo lúdico, agradando a todas as crianças”, pontua.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é a principal referência no Norte do País no diagnóstico e tratamento do câncer em crianças e jovens entre 0 e 19 anos. Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade pertence ao Governo do Pará e atende cerca de mil pacientes por mês, com origem de municípios de todo o estado e até de cidades de estados vizinhos, como o Amapá.

Fonte: Plantão 24horas News

Atenção: Dê o crédito caso copie nossa matéria!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

RELACIONADAS