sábado, maio 18, 2024

Principal suspeito de triplo homicídio de ciganos em Santarém é preso pela Polícia Civil, em Belém

O suspeito é policial militar. As investigações também apontam que as vítimas eram ciganas e moravam no imóvel invadido há cerca de um mês.

A Polícia Civil do Pará prendeu na manhã desta quarta-feira (3) em Belém, o principal envolvido no triplo homicídio e na dupla tentativa de homicídio que ocorreu em uma residência no município de Santarém, oeste paraense. A ação ocorreu para dar cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra o investigado identificado como um dos autores dos disparos. O suspeito é um policial militar lotado em Belém.

“Os agentes da Delegacia de Homicídios de Santarém, agiram de forma rápida e eficaz, e conseguiram chegar aos autores dos disparos por uma investigação criteriosa que contou também com as imagens de monitoramento da residência. Após a identificação dos autores do crime, a PCPA teve apoio da Corregedoria da instituição a qual um dos investigados pertence, já que ele é um agente público”, informou o delegado-geral Walter Resende.

Segundo o superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb informou que no carro usado pelos criminosos a Polícia Científica encontrou durante perícia um recibo de uma compra feita com cartão de crédito em um estabelecimento da cidade.

Esse recebido passou por perícias papiloscópicas, o que ajudou na identificação dos suspeitos.

A investigação foi realizada pela Delegacia de Homicídios de Santarém e contou com apoio de equipes da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) do Baixo e Médio Amazonas.

Segundo o Diretor de Polícia do Interior, delegado Hennison Jacob, os outros suspeitos de participação no crime já foram identificados. “A prisão de hoje é o resultado do investimento e do treinamento policial para uma investigação qualitativa. Poucos dias após o crime o principal suspeito foi preso e todos os envolvidos já foram identificados. Agora é questão de tempo para que eles também sejam localizados e a prisão efetivada”, destacou.

Ainda conforme a Polícia Civil, um dos suspeitos identificados nas investigações é tio do policial militar preso hoje em Belém.

Entenda o caso

O crime aconteceu na manhã do dia 28 de dezembro de 2022, cinco pessoas entraram em uma residência, onde se identificaram como policiais civis e realizaram vários disparos de arma de fogo, atingindo cinco pessoas.

Devido à gravidade dos ferimentos, duas pessoas morreram ainda no local e uma terceira vítima foi a óbito no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Outras duas pessoas estavam internadas em estado grave. As vítimas que vieram a óbito foram identificadas como: Ernizon Neres da Silva, Josafá Neres de Azevedo, 65 anos, e Mateus Souza da Conceição, de 16 anos.

Segundo as investigações, as cinco pessoas baleadas eram ciganas e moravam, há um mês, na casa onde o crime aconteceu. Imagens de câmeras de segurança de residências das redondezas mostram que os criminosos utilizaram um veículo de passeio na cor prata, para dar apoio na fuga. Após as diligências e levantamentos no local, o carro foi localizado em um ramal na região do Eixo Forte e passou por perícia.

O principal envolvido no crime foi preso em Belém e conduzido para a delegacia para os procedimentos cabíveis. Ele vai responder por três homicídios dolosos e por duas tentativas de homicídio.

*Com informações da Polícia Civil/PA

RELACIONADOS

Mais Visualizados