domingo, abril 21, 2024

Quais são as principais fontes de Vitamina B12?

Manter uma alimentação saudável no dia-a-dia pode fazer toda a diferença a longo prazo para a sua saúde.

A vitamina B12 possui várias funções muito importantes no nosso organismo, então é natural querer saber mais sobre as fontes naturais da vitamina. E foi exatamente pensando nisso que selecionamos 8 fontes de vitamina B12 para te ajudar a acrescentar esses alimentos para ter uma dieta rica no micronutriente.

Dessa forma, você vai poder aproveitar os benefícios da vitamina e ter uma vida muito mais saudável cheia de disposição.

Quer saber quais são as fontes de vitamina B12 que você pode colocar na sua dieta facilmente? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Leite e produtos derivados

Leite e os produtos derivados, como queijos, manteiga e iogurte, são uma ótima fonte de vitamina B12, ou metilcobalamina. Em números, 100 ml de leite ou 100 g de derivados possui em média 1 mcg de vitamina B12, o que corresponde a quase 50% da necessidade diária em adultos.

Ou seja, é possível ter toda a dosagem diária necessária de vitamina B12 apenas por meio de leite e derivados nas suas refeições. Além disso, leite e derivados são ricos em cálcio, potássio, proteínas, vitamina A, vitamina D e fósforo, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Ovos

Assim como o leite, os ovos também são uma ótima fonte de vitamina B12, onde dois ovos fornecem em média 1,1 mcg do micronutriente. Além disso, os ovos são ricos em proteínas, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, bem como vitamina A e vitamina E.

E o grande benefício é que os ovos podem ser acrescentados na sua dieta facilmente em várias receitas, tanto no café da manhã quanto nas outras refeições. 

Salmão

O salmão, além de ser uma ótima fonte de ômega 3, é também um alimento rico em vitamina B12 e vitamina B6, bem como vitamina A, D e E, fósforo e magnésio. Em números, uma porção de 100g fornece em torno de 1,3 mcg de vitamina B12, sendo que a necessidade diária da vitamina para um adulto é de 2,4mcg.

Carnes

As carnes em geral, como carne de porco e de boi, estão entre as maiores fontes de vitamina B12. Em números, 100 g de carne equivale a 2 mcg do micronutriente, praticamente cobrindo as necessidades diárias de vitamina B12.

Porém, as carnes ainda possuem outros nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como outras vitaminas do complexo B, zinco, ferro e proteínas.

Atum

O atum é uma fonte ainda mais rica de vitamina B12 do que o salmão e as carnes vermelhas. Isso porque 100g de atum corresponde a 2,4 mcg de vitamina B12, sendo perfeitamente a necessidade diária que um adulto precisa do micronutriente.

Além disso, o atum também é rico em ômega 3, vitamina B3, B6, ferro, fósforo e magnésio, sendo importantes nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

Fígado

O fígado é a maior fonte de vitamina B12, onde 100 g de fígado bovino equivale a 70 mcg de vitamina B12, sendo recomendado para pessoas com deficiência nas quantidades do micronutriente no organismo.

Além disso, o fígado é um alimento rico em outras vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3, B5 e B6, bem como em ferro e proteínas.

Leites vegetais

Para pessoas que possuem intolerância à lactose ou que não tomam leite de origem animal, uma opção é optar pelos chamados leites vegetais. Leite de soja, amêndoas, coco e arroz são algumas das opções para quem precisa complementar a dosagem de vitamina B12, pois são enriquecidos com a vitamina.

Em média, 200ml de leite de soja contém 1,2 mcg do nutriente, enquanto 200 ml de leite de amêndoas contém 0,96 mcg de vitamina B12.

Cogumelos

Os cogumelos também são boas fontes de vitamina B12, porém, em uma menor quantidade. Em média, 100 g de cogumelos equivale a 0,09 mcg de vitamina B12, sendo uma ótima opção para complementar receitas com outros alimentos ricos na vitamina.

Agora você já sabe quais são as fontes de vitamina B12. Então que tal colocar esses alimentos na sua dieta para conseguir aproveitar todos os benefícios da vitamina B12 para a sua saúde?

Fonte: Plantão 24 Horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados