Depois de Santarém e Altamira, hoje foi a vez de Itaituba, no Baixo Amazonas, receber a terceira edição do projeto “Secom por todo o Pará”. A iniciativa da Secretaria de Estado de Comunicação leva palestras, oficinas e conhecimento sobre comunicação pública a profissionais de diversos veículos de comunicação das regiões. A ação, desta vez realizada no Hotel Amazon Palace, leva em consideração as particularidades de cada município.
O Diretor de Jornalismo da Secom, Luciano Cuns, falou aos presentes e reforçou o intento de estreitar as relações entre governo e os comunicações. “Este é um momento de troca de experiências, em que a gente mostra como a Secom trabalha a comunicação pública, mas também de entender os desafios de comunicar nos municípios, nas regiões, e claro, de reforçar que a Secretaria está de portas abertas sempre para contribuir com essa missão de comunicar”, declarou o gestor.
Arthur Sobral, que é diretor de Articulações da pasta, conversou com os participantes sobre a importância que ganha a comunicação as vésperas de realização da 30ª Conferência das Partes (COP 30), que será sediada em Belém no próximo ano.
“Trazer esse tema para as regiões é mostrar que cada comunicador é um multiplicador de informações em um momento que o Pará sedia um grande evento mundial que será realizada na capital, mas vai ter efeito sobre todo o Estado, seja na área ambiental, seja no Turismo, que é um setor no qual o governo vem investindo muito”, explicou.
Palestrante pela segunda vez no projeto, o professor e coordenador dos cursos de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama), Hans Costa, que é doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), falou sobre a importância das mídias digitais em um contexto de protagonismo amazônida.
“Nós conhecemos as múltiplas realidades e por isso é importante essa troca e mostrar para esses comunicadores mais sobre instrumentos e ferramentas que os ajudem a protagonizar, desmistificar certas coisas, mostrar como as coisas acontecem em cada região”, detalhou.
O jornalista Fernando Torres também foi um dos palestrantes convidados. Com mais de 20 anos de experiência na profissão, ministrou a apresentação “Pensar global, agir local: os desafios de uma comunicação que faça sentido”. O profissional é especializado em Assessoria de Comunicação, Gestão de Reputação, Administração de Crise e Organização de Eventos Internacionais.
“Estar no Pará é sempre uma oportunidade de aprender, mostrar que estamos juntos para aperfeiçoar o processo de ensinar o mundo sobre as coisas daqui, compartilhar certos atalhos que temos para contar essas histórias do Pará, da Amazônia dessa região que desperta interesse do mundo todo, mas que o mundo sabe tão pouco sobre. É um desafio muito grande e vir propor aos comunicadores uma forma de atrair os olhares para cá, ainda mais em vésperas de COP 30”, avaliou.
Apresentadora do SBT em Itaituba, Andreia Siqueira reconheceu que o “Secom por Todo o Pará” é uma iniciativa que aproxima comunicadores de todo o Estado. “Acho muito bom porque é sobre conhecer o Pará, gosto muito dessa dessa dinâmica de comunicação do governo do Estado de ser por todo o Pará, inserir o Baixo Amazonas, inserir o Tapajós e a gente quer ser inserido, a gente quer fazer parte”, enalteceu.
Atuando na assessoria de comunicação da prefeitura de Trairão, a jornalista Janaína Medina, gostou da oportunidade de conhecer mais sobre compartilhamento de informações. “Acho muito importante a iniciativa da Secom de compartilhar conhecimento que podemos aplicar no dia a dia do trabalho, valeu muito a pena”, finalizou.
Fonte: Agência Pará / Fotos: Wellyngton Coelho / Ariel Alves / Andreia Siqueira