quinta-feira, maio 23, 2024

Secretaria de Saúde de Itaituba inicia campanha de vacinação contra pólio e outras doenças

Começa em Itaituba no Sudoeste do Pará, no dia (11) de agosto, próxima quinta – feira, duas campanhas de vacinação – uma contra a poliomielite com foco em crianças menores de 5 anos e outra para atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 contra diversas doenças.

A iniciativa que é  do Ministério da Saúde em todo o Brasil, visa contornar as baixas taxas de vacinação no país e será realizada até o dia 9 de setembro.

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular)ou que ainda não tomaram as doses de reforço.

Esse reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos 4 anos de idade. São essas vacinas que são aplicadas via oral.

Para quem perdeu a carteira de vacinação:

A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. A orientação para quem perdeu o documento é procurar o posto de saúde onde as vacinas foram aplicadas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.

A expectativa da Secretaria de Saúde do município é de que cerca de 30 mil pessoas sejam alcançadas com o esquema vacinal, segundo dados levantados no último senso do IBGE.

 

Fonte: Portal Plantão 24horas News

 

RELACIONADOS

Mais Visualizados