segunda-feira, maio 20, 2024

Belvedere, tudo o que você precisa saber sobre este belo bairro de BH

Para que não conhece os bairros de BH e pretende alugar apartamento no Belvedere, vale destacar que se trata de uma das melhores regiões da capital mineira conhecida pela qualidade de vida, valorização de seus espaços e potencial atrativo de bens, pessoas e investimentos. Localizado na região Centro-sul de BH, é um bairro de alto padrão próximo de outras regiões também considerados de alto valor, como, Santa Lúcia, São Bento e Buritis. A região ainda é conhecida pela tranquilidade, segurança, qualidade de vida, comodidade, bem-estar e estrutura agradável, planejamento diferenciado, bons índices de sustentabilidade, boas opções de serviços e lazer, além da tão sonhada e cara privacidade, privilégio de poucos que habitam as regiões metropolitanas.

Muito agradável devido clima ameno (em média, 3 ℃ a menos do que as demais vizinhanças da capital mineira), o Belvedere apresenta temperaturas mais baixas sendo um refúgio do calor da capital. Essa especificidade que marca a região vem graças à altitude de um projeto idealizado em um dos pontos mais altos de BH. Aliado a isso, derivou-se um dos mais atrativos do bairro que é a visão panorâmica da cidade com uma vista deslumbrante de todos os lados, ideal para quem gosta de viver no topo. A mobilidade e acesso à região fica por conta de vias como as Avenidas Nossa Senhora do Carmo, Raja Gabáglia, Barão Homem de Melo, Afonso Pensa e Anel Rodoviário.

Urbanização e paisagismo

Quando se considera o projeto arquitetônico da região, algumas condições contribuíram para o seu sucesso e consolidação. A altitude privilegiada, escolha estratégica da região ideal para a construção de moradias de classe alta, estratégias para estruturação do comércio e atividades de lazer, proteção do solo e escoamento da água da chuva, fomento a atividade turística com criação de pontos com potencial atrativo, ruas com 15 metros de largura (incluindo as calçadas), totalizando 4 metros a mais do que as demais ruas da cidade, avenidas com 25 metros, condições para boa circulação do ar e contenção da poluição. Uma das marcas da região é a intensa verticalização, alcançada com o desenvolvimento da região e que se serve de destaque para a atração dos investimentos. O alto padrão pode ser verificado nos altos edifícios e torres, nos condomínios luxuosos.

No padrão das calçadas padronizadas ao estilo português, ruas largas, jardins, praças conservadas, cuidado ao meio ambiente, arborização das vias públicas e organização dos aparatos urbanos. A posição estratégica, haja vista ser uma região mais afastada e isolada também contribuiu para desenvolver e fortalecer o estilo elitizado. Vale destacar que o planejamento do bairro, por ser um dos altos de Belo Horizonte, permite que seus moradores desfrutem de noites de inverno que podem alcançar a marca de 10º C. Outra característica do bairro pode ser notado na urbanização das ruas e no paisagismo das quadras onde as plantas foram escolhidas para florescer em períodos distintos, permitindo que o bairro tenha cor durante o ano todo. O impacto direto disso se dá no visual glamoroso, na percepção de uma região diferenciada cercada pela Mata do Jambreiro.

Entretenimento

Uma região de alto padrão também precisa oferecer condições capazes de concentrar renda e atrair a movimentação de pessoas. O BH shopping center movimenta a economia da região e serve como ponto de convivência dos moradores com 10 salas de cinema, praça de alimentação, mais de 400 lojas, capacidade para promoção de eventos e exposições, espaço infantil como o HotZone e o Planeta Imaginário, que atua com recreação infantil, Espaço Família com sala de alimentação, banheiro família, trocador de fraldas, empréstimo de carrinhos de bebê e de cadeiras de rodas. A Praça da Lagoa Seca, um espaço plano, central, com cerca de mil metros quadrados, convida para a prática de esportes, como caminhada e corrida com pistas com 2 opções de circuito, contato com a natureza e interação com a cidade. Além disso, a praça assume um caráter ecológico e de manejo sustentável pois consegue drenar a água das chuvas atuando como um “piscinão”. A captação, armazenamento e conservação da água evita enchentes, alagamentos e demais tragédias naturais.

A praça Ney Werneck também é um espaço ideal para o entretenimento das famílias que possuem apartamento no Belvedere. A contemplação da vista panorâmica da capital é possível por um dos pontos turísticos mais conhecidos, a Torre Alta Vila, reconhecida como a torre mais alta do Brasil aberta ao público por meio da qual é possível contemplar num ângulo de 360 graus as maiores características da capital.

Gostou do nosso conteúdo e quer acompanhar mais dicas as últimas noticias de Minas Gerais e regiões incríveis da capital mineira? Então siga as nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas novidades e dicas.

RELACIONADOS

Mais Visualizados