quinta-feira, setembro 19, 2024

Humanização na sala de amamentação do Regional do Tapajós beneficia mães e bebês

Espaço busca incentivar relação entre mães e bebês por meio do aleitamento

No ambiente hospitalar, a sala de amamentação é um espaço fundamental para as mães que buscam um local tranquilo e confortável para alimentar seus filhos. Inaugurada no dia 1º de junho deste ano, a sala de amamentação do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste paraense, se tornou o espaço preferido das mamães, enquanto aguardam atendimento. 

Como é o caso da Iamê Cristina de 23 anos, ela relata que se sentiu muito satisfeita ao utilizar a sala de amamentação do hospital. “A sala é confortável, limpa e bem equipada, o que proporcionou uma experiência agradável e tranquila para amamentar meu bebê. Aproveito para ter um momento proveitoso com meu filho, sem constrangimentos, já que não fico com vontade de amamentar na presença de pessoas desconhecidas”, disse.
  
O mesmo sentimento de satisfação tem Francikely Silva, de 19 anos. Ela tem uma bebê que nasceu prematuramente e precisa de acompanhamentos mensais na pediatria do HRT, a jovem conta que se sente segura para amamentar sua filha, que tem a saúde fragilizada. “Na sala de amamentação, posso ficar tranquila e mantenho todos os cuidados que tenho de costume com a minha filha. Todos os meses venho consultá-la e aqui posso ficar aguardando o atendimento tranquilamente e até mesmo descansar, já que venho de longe”, desabafou. 

Um local de acolhida, orientação e incentivo ao aleitamento materno, com fraldário, lavabo e poltronas, a sala disponibiliza uma equipe assistencial apta a ajudar as usuárias. 
É nesse contexto que a sala de amamentação do Regional do Tapajós é tão importante, um espaço reservado para as mães amamentarem seus filhos com privacidade e conforto. 

Foto: Ascom/HRT

Humanização 

Pensando no incentivo ao aleitamento materno, o setor de humanização do hospital realiza constantemente palestras para conscientização e a importância do aleitamento materno. A amamentação pode trazer inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, como a redução do risco de infecções, alergias e doenças crônicas.

Agosto Dourado

As mães da UTI Natal participam de rodas de conversa, com a participação de nutricionistas da unidade que promovem instruções relacionadas à importância do aleitamento exclusivo. As ações serão intensificadas por todo mês, em alusão ao “Agosto Dourado”, uma campanha para conscientizar sobre a importância da amamentação para a saúde de bebês e mães.

A nutricionista Carla Simone explica que o leite materno é um alimento completo e equilibrado, que ajuda a proteger o bebê de infecções, alergias e outras doenças.
“A amamentação também fortalece o vínculo entre mãe e filho, promovendo uma relação de amor, carinho e confiança. Para as mães, amamentar também traz benefícios, como a redução do risco de câncer de mama, a recuperação mais rápida após o parto e a economia financeira, já que o leite materno é gratuito e não requer preparo”, ressaltou. 

O diretor-geral do Regional do Tapajós disse que esse tipo de ação é fundamental para que as usuárias sejam incentivadas a amamentar seus filhos, recebendo todo o apoio e informação necessários para garantir uma amamentação tranquila e saudável. “O Agosto Dourado é uma oportunidade para reforçar essa importância e conscientizar a sociedade sobre os benefícios da amamentação”. 

O HRT é uma unidade 100% pública administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública.

Fonte: Agência Pará

RELACIONADOS

Mais Visualizados