Novo decreto municipal foi assinado e veiculado com medidas de enfrentamento a covid-19, nesta quinta-feira (14) no município de Itaituba, no sudoeste do Pará.
As novas medidas emergenciais são temporárias, e tem como objetivo evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a alguns grupos considerados de risco.
De acordo com o documento fica obrigatório à partir desta data o uso de máscaras, dentro de estabelecimentos e serviços de saúde, para idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, pacientes com comorbidades, pessoas não imunizadas contra o coronavírus, pessoas com sintomas gripais e que tiveram contato recente com pessoas acometidas pela covid-19.
Fica ainda mantido o uso facultativo da máscara em locais de atendimento ao público em geral, eventos em geral, transporte coletivo, igrejas, templos e congêneres, ginásios, estádios e eventos esportivos em geral, supermercados e estabelecimentos comerciais em geral, bancos e demais instituições financeiras.
Fica ainda estabelecido no novo decreto municipal que em caso de escolas públicas, privadas e instituições de ensino superior a atribuição do uso ou não uso da máscara é de inteira responsabilidade da direção.
Assim como em órgãos públicos das três esferas governamentais municipal, estadual e federal o uso ou não da máscara e definida pela direção de cada setor.
A decisão foi tomada com base na alta cobertura vacinal do município de Itaituba, e a estabilização da ocupação dos leitos dos hospitais tanto em enfermarias como em Unidade de Terapia Intensiva.
Veja na íntegra
Fonte: Plantão 24Horas News