Chegou ao fim o protesto que impedia o trânsito na PA-370, na região conhecida como Chapadão, no município de Uruará, no sudoeste do Pará. Os manifestantes encerraram o protesto após um acordo firmado com o IBAMA e a Força Nacional, que deram um prazo de 60 dias para que os pecuaristas e produtores retirem o gado das áreas embargadas. Enquanto isso, a operação ficará suspensa. Mesmo assim, o IBAMA permanecerá na região. Também foi marcada uma audiência pública para debater a regularização dos produtores da região do Chapadão; esse trabalho beneficiará produtores dos municípios de Santarém, Uruará e Mojuí dos Campos.
O trânsito foi liberado no fim da tarde de terça-feira após quase 8 horas de negociações. Parte do gado já apreendido nesta terça-feira foi levada para Santarém e a outra parte foi transportada para a cidade de Uruará. A PA-370 ficou interditada no município de Uruará depois de um protesto de pessoas contrárias à atuação do IBAMA e da Força Nacional, que apreendeu na semana passada cerca de 200 cabeças de gado em uma fazenda que estaria dentro da área embargada pelo órgão ambiental federal.
O bloqueio da rodovia aconteceu no km 110 e, para trancar o trânsito, os manifestantes derrubaram com motosserra uma castanheira centenária. Nenhum tipo de veículo conseguia passar pelo local. A localidade onde o protesto ocorreu é conhecida como Chapadão. A estrada agora está liberada, mas os produtores pecuaristas e órgãos de fiscalização ainda estão em um clima tenso na região.
Fonte: Plantão 24horas News – Jornalista Queiroz Filho