quinta-feira, novembro 21, 2024

Os desafios para inserir o Brasil no comércio global

Em novo episódio do podcast BR+ Competitivo, executivos debatem sobre o cenário econômico mundial e destacam a imoportância de amenizar os gargalos causados pelo Custo Brasil para aumentar a competitividade do páis no mercado externo

Como fazer do Brasil um player internacional estratégico? De que forma o Brasil pode integrar as cadeias globais de comércio se consolidando como importante exportador de produtos de maior valor agregado? Como aumentar a presença brasileira na balança comercial mundial, superando obstáculos e gargalos internos? Estas e outras perguntas estão na pauta do mais novo episódio do podcast BR+ Competitivo.

Em “Desafios para a inserção brasileira no comércio global”, Tatiana Prazeres, então diretora de comércio exterior da FIESP, e Daniel Randon, CEO da Randon, debatem os rumos da economia global e seus reflexos no mercado mundial e brasileiro. “O Brasil ocupa hoje a 25ª posição entre os maiores exportadores mundiais, e representa 1.3% das fatias das exportações globais. O que me preocupa é o perfil de nossa exportação. Temos perdido valor agregado dos nossos produtos. Temos tido uma perda de participação de produtos de média e alta intensidade tecnológica”, apontou Tatiana Prazeres.

No episódio 9, os executivos observam ser imprescindível que novas diretrizes e metas sejam estabelecidas a fim de tornarem o Brasil uma potência mundial. Para Randon, no Brasil a exportação de tributos também é uma preocupação.

“O próprio custo da energia é fora da competitividade se olharmos a nível global. São impactos que acabam reduzindo nossa competitividade. É preciso parar de exportar tributos e investir mais em inovação”, observou Randon.

Fonte: FSB Comunicação

RELACIONADOS

Mais Visualizados