sábado, junho 22, 2024

Aplicativo PMPA Mobile é lançado no Pará

O objetivo é realizar a localização de aparelhos celulares que estejam com registro de furto ou roubo, por meio da Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que é um número de 15 dígitos, únicos e globais, a fim de restituir o dispositivo móvel ao proprietário

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) vem buscando modernizar a atuação da segurança pública em todo o Estado. No início de maio deste ano, a Segup reuniu com os gestores dos órgãos que integram o Sistema de segurança estadual para discutir a implementação do aplicativo IMEIGuard.

A Polícia Militar, buscando a otimização durante o serviço policial, inseriu a funcionalidade do aplicativo, que ainda não foi oficialmente lançado pela Segup, na plataforma PMPA Mobile, com o ícone “Alerta Celular”. A ferramenta permite que o policial possa rastrear e identificar os dispositivos roubados com maior eficiência, aumentando significativamente as chances de recuperação.

Na noite deste sábado (01), uma equipe do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), usando a ferramenta tecnológica, recuperou um celular roubado. A ação ocorreu na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém. A equipe estava em patrulhamento tático pela rodovia, visando averiguar uma possível reunião de moto clube próximo a um posto de gasolina, localizado no cruzamento com a avenida Centenário, quando deparou com dois indivíduos em uma motocicleta.

Ao avistarem a equipe policial, a dupla fugiu em alta velocidade, o que ocasionou um acompanhamento por parte dos policiais. Ao chegarem próximo da dupla, os agentes ordenaram parada, onde foi realizada uma abordagem e verificação dos documentos de ambos.

Durante a inspeção, foi constatado, através do aplicativo PMPA Mobile/Alerta de Celular, que o aparelho celular de um deles estava com registro de roubo. Diante da situação, o abordado foi conduzido à Seccional da Marambaia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. A ação da ROTAM reforça a importância do patrulhamento ostensivo e a eficácia das ferramentas tecnológicas no combate à criminalidade.

Fonte: PMPA

RELACIONADOS

Mais Visualizados