quinta-feira, maio 23, 2024

Veja um resumo das principais notícias da semana de Itaituba e Região

Com o objetivo de destacar algumas das principais notícias da semana, o Plantão 24h News vai começar, a partir de hoje, a publicar todos os sábados aqui no site um resumo semanal de informações. Você perdeu os assuntos mais importantes? O Plantão 24h News Te Lembra.

Mulher de 43 anos morre após micro-ônibus capotar na BR-163, em Belterra

O principal assunto destaque desta semana, sem dúvida, foi o acidente envolvendo o micro-ônibus da linha intermunicipal, que faz linha Altamira e Santarém. O motorista do transporte coletivo afirmou à imprensa que foi desviar de uma caminhonete, e acabou perdendo o controle do veículo vindo a capotar.

O acidente deixou uma mulher de 43 anos morta e outras nove pessoas feridas. Militares do Corpo de bombeiros e uma equipe do SAMU encaminharam as vítimas para o Hospital Municipal de Belterra e Santarém.

Eva Rosenilda Rodrigues da Cunha, 43 anos, morreu na hora. Foto: Divulgação/Acervo-Pessoal

De acordo com informações, a vítima fatal trata-se de Eva Rosenilda Rodrigues da Cunha, que morava no município de Placas, e toda semana fazia o percurso até Santarém por conta de um tratamento de câncer, e essa seria sua última sessão de quimioterapia.

Jovem morrer afogado no Rio Xingu

Na região do Xingu, o destaque é o desparecimento do jovem, identificado como Adeilson Pereira da Silva, de 22 anos. Ele estava nadando nas águas do Rio Xingu, em Altamira, na tarde de domingo (06), quando foi levado pelas fortes correntezas, comum na região. Seu corpo localizado na manhã de segunda-feira (07), pelo Corpo de Bombeiros.

Foto: Reprodução.

No momento do fato, Adeilson estava na companhia de seu sobrinho. Sete militares estiveram na missão, que foi concluída em tempo recorde. As reais motivações da morte ainda são desconhecidas. O jovem era asmático.

Assassinato de ex-vereador

Na área policial o destaque é o assassinato do ex-vereador Antônio Carlos Coelho de Moura, conhecido por “Toninho Vereador”, 45 anos. Ele foi assassinado a tiros na noite da última sexta-feira (11), dentro da própria casa no bairro Cazeca, em Trairão.

Toninho Vereador foi executado por motivação e autor ainda desconhecidos. A Polícia Civil foi acionada para investigar o caso.

BR-163 é bloqueada por garimpeiros em Moraes Almeida

Na última quinta-feira (10) que um grupo de manifestantes fecharam a BR-163 em um trecho que liga o Distrito de Moraes Almeida ao município de Trairão, no Sudoeste do Pará.

 

Os manifestantes utilizaram pneus e vários objetos para interditar a passagem de veículos no local, e causou um congestionamento de mais de 30 quilômetros na divisa com Mato Grosso, nesta sexta-feira (11). Cerca de 200 manifestantes participam do ato. Eles afirmam serem contrários à queima de maquinários utilizados para o garimpo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os garimpeiros estão liberando a circulação apenas de carros oficiais e ambulâncias. Não há previsão para o fim da manifestação.

Regularização do setor minerário na APA Tapajós, em Itaituba

Durante essa semana também ocorreu, na Câmara de Itaituba, uma audiência pública para discutir propostas à regularização de garimpos de Itaituba, no sudoeste do Pará. O encontro contou, além de outras entidades, com a participação da Confederação Nacional da Mineração, Secretário de Meio Ambiente e Mineração Bruno Rolim, COOPOURO e Prefeito Valmir Climaco.

De acordo com Bruno Rolim, o município já vem fazendo sua parte através da emissão de várias licenças de operação para a atividade garimpeira. E o que se pretende não é somente documentar, mas também elencar um modelo de trabalho que faça com que o garimpeiro trabalhe de forma adequada em relação ao meio ambiente.

Henderson Pinto destacou que o Governador Helder Barbalho tem se colocado à disposição para buscar atender os anseios da classe. Antônio Araújo, presidente da COOPOURO, destaca que, através das propostas de projeto, espera-se que o garimpeiro possa trabalhar de maneira correta. Já o Coronel Homero Cerqueira, da Confederação Nacional de Mineração, ao fazer o uso da fala, destacou a importância de seguir uma linha correta, o valor da preservação e a importância de trabalhar a conscientização nas escolas.

Outros destaques:

Fonte: Plantão 24h News

RELACIONADOS

Mais Visualizados